O Novo Plano Diretor de Gramado
Voltar para o blog

O Novo Plano Diretor de Gramado

Primeiramente, o que é Plano Diretor Municipal?


O Plano Diretor Municipal é o mecanismo legal que visa orientar a ocupação do solo urbano, tomando por base um lado de interesses coletivos e difusos tais como a preservação da natureza e da memória, e de outros interesses particulares de seus moradores. Basicamente, é o conjunto de leis, regras e mapas e definições que regulamentam a construção civil, a preservação da natureza, a exploração comercial e a expansão (ou não) dos meios urbanos e rurais de cada cidade.


Historicamente, Gramado é conhecida por ser pouco verticalizada: além de ser uma cidade pequena do interior, com cerca de 30 mil habitantes, ela tem seu núcleo urbano central diminuto, estendendo-se por cerca de 1km de raio a partir da igreja. A maior parte dos edifícios comerciais e residenciais se concentram neste espaço, e os bairros adjacentes são predominantemente residenciais de casas.

Com o desenvolvimento econômico e turístico da cidade, que se inicia a partir dos anos 80 com as fábricas de móveis, chocolates, os eventos e o turismo, e se acelera nos últimos 20 anos, há uma natural demanda por espaço.


Neste período, conjunto com uma série de outras ferramentas e planos, o Plano Diretor vêm se adaptando, através de algumas atualizações, para acomodar a demanda por imóveis – sejam comerciais, residenciais ou industriais. Então, em algumas regiões onde há alguns anos era “longe do centro” e estrada de chão, hoje bairros se formaram e há prédios espalhados. Faz parte do processo natural.


Vem sendo desenvolvido, desde 2019, a maior renovação de Plano Diretor na cidade em mais de 15 anos. Está sendo desenvolvido por uma comissão técnica heterogênea composta por diversos profissionais do setor público e privado, assim como vereadores e também a comunidade, para revisar e renovar as regras de ocupação do solo, preservação e expansão da cidade para justamente absorver de forma sustentável a expansão da cidade levando em conta os interesses coletivos dos Gramadenses.


Este novo Plano visa, inicialmente, garantir a proteção ambiental e cultural de locais específicos nas áreas para onde Gramado está se expandindo. Também, em paralelo ao Plano de Mobilidade, planejar a organização viária para uma melhor circulação pela cidade. Além disso, uma série de novos conceitos estão sendo estudados, buscando uma ocupação mais eficiente do solo – deixando mais espaços abertos nos terrenos -, e também a descentralização da cidade, que significa uma menor dependência do Centro. A ideia é fazer com que os bairros sejam auto-suficientes, que os cidadãos possam morar, trabalhar, consumir, estudar e viver mais próximos de casa, sem a necessidade do deslocamento diário até a região central.


Grande parte da documentação em desenvolvimento já foi divulgada e está sendo discutida. Nós, da Masotti, nos colocamos à disposição para conversar a respeito e apresentar detalhes e ouvir sugestões, que podem ser encaminhadas diretamente aos vereadores de Gramado durante este processo.



Outros posts

  1. Venda seu imóvel na Serra Gaúcha!

    Venda seu imóvel na Serra Gaúcha!

    Você tem um imóvel: uma casa, um apartamento, um terreno, loja, sala, um sítio em Gramado? Estamos seguros que, no momento da compra ou do recebimento, pareceu um ótimo negócio: e é! O mercado im...

  2. Sonhos Concretos

    Sonhos Concretos

    Sonhos são ao mesmo tempo a representação de experiências vividas durante o sono, e objetos de ambição que vislumbramos conquistar ou realizar como resultado do nosso trabalho e merecimento. Sonh...

  3. Quer construir em Gramado?

    Quer construir em Gramado?

    Há mais de 30 anos a Masotti constrói em Gramado. Dezenas de casas, prédios e estabelecimentos comerciais fazem parte do nosso portifólio, algo que nos orgulhamos muito! A nossa proposta é cuidar...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Moacir Masotti - Centro

Whatsapp
(54) 98125-1414

Moacir Masotti - Centro

Whatsapp
(54) 98125-1414